Buscar
  • Ana Paula Teixer

Flores pela casa

Atualizado: 9 de Abr de 2019

Vasos e folhagens na decoração são essenciais, saiba quais opções você pode incorporar no seu ambiente sem medo de ser feliz.





Se puder ter plantas naturais, sentir o cheirinho delas, a vida que elas emanam..."

Uma cliente, pediu um help para escolher uma folhagem para colocar na sala do apê. A questão principal era em relação a Proporção Vaso X Sofá, no caso dela o sofá tem uma altura de 1,00 m e ela quer colocar uma plantinha artificial mesmo, pois mora em um apartamento compacto, com iluminação e ventilação natural limitada além de que o casal trabalha muito por isso fica difícil cuidar de uma plantinha viva.


Então neste post ao invés de passar as dicas só para ela, porque não fazer um post express e já mostrar pra todo mundo? Quem sabe, você que passa por aqui também não está com dúvidas sobre o assunto?


Mas eu sei que alguns devem estar se perguntando: _ Mas, folhagem artificial? Isso não é brega?

Já torcemos bastante o nariz para flores artificiais também no passado, hoje fazemos o possível para evitar, mas nem sempre é possível e eu explico porquê.


Motivo 1: Existem flores e folhagens artificiais tão bem feitas que se você não tocar, não saberá que são artificiais por isso estão sempre bonitas e a longo prazo tem um custo mais baixo. Ponto negativo: Geralmente são feitas de plástico ou tecido sintético, coisas que acendem uma luz vermelha no nosso "sustentabilizômetro"(acabamos de inventar essa palavra).


Motivo 2: Vida moderna, corrida, mulher e homem trabalhando... porquê quem não tem tempo ou jeito pra cuidar não tem direito de ter um verdinho em casa também? Ponto negativo: Seria tão bom chegar em casa após um dia de trabalho e encontrar uma plantinha viva e linda e ainda por cima um ar mais filtrado graças a ela né?


Motivo 3: Utilizamos como conceito de decoração para nossos projetos, que não existe certo ou errado, mas sim o que me faz feliz ou não. Nossa casa tem que ser o lugar que nos faça feliz, o refúgio pra onde voltamos e nos sentimos bem, um lugar que conte nossa história em cada detalhe. Então, com bom senso e uma pitada de bom gosto, vale decorar com arranjos artificiais ou naturais, na dúvida do modelo, peça ajuda para quem tem um olhar mais apurado e Voalá! Be happy!


Clarooooooooo! Vamos repetir como um mantra, quem sabe entra na sua cabeça... rs Se puder ter plantas naturais, sentir o cheirinho delas, a vida que elas emanam, bla, bla, bla... será muito melhor! Mas longe dessas condições, não deixe se intimidar por pré-conceitos ok.


Mas vamos falar sobre proporções. Não existe uma regra engessada sobre a proporção do vaso, o que tem que se pensar é no conjunto todo, por exemplo o sofá, quadros acima do sofá, pé direito da sala, etc.


DICA 01 - Se a folhagem for alta, verifique se existe algo a mais para compor a parede que sobrará acima do sofá;

Olha a foto abaixo, o sofá é bem neutro e não existe mesa de canto, ao invés disso o decorador preferiu destacar a sala com objetos maiores. Você percebe que ele emoldurou o sofá entre o vaso alto e a luminária de piso? Apesar das peças altas o ambiente não ficou desequilibrado por causa do quadro que inclusive está deslocado do centro não por acaso também!


DICA 02 - Abuse sempre do equilíbrio, muitos móveis+texturas+arranjo alto = folhagem slim; 

Aqui já é uma decoração com mais detalhes, mais texturas... tem a madeira da porta de correr, as pedras da lareira, as cores das almofadas, o volume da cortina, etc. Bastante informação, não é? Por isso a folhagem é bem alta mas ao mesmo tempo esguia e foi colocada no canto da sala em frente a um espelho o que a tornou mais interessante e ajuda a ampliar o ambiente. Nós gostamos, me diz se esses detalhes do verde e das flores rosa na mesinha não são as vedetes dessa sala?

Deus mora nos detalhes!


DICA 03 - Uma folhagem muitas vezes ajuda a quebrar a monotonia das cores combinadas e a formalidade de alguns projetos; Se aproveite dessa característica se sua sala estiver com "cara de show room de loja de móveis planejados"

Adoramos esse tipo de folhagem! Na verdade é como uma mini-árvore dentro de casa. O legal neste caso é que ela tem um tronco bem delicado e sem folhas levantando o olhar para a copa toda encorpada. Nessa sala ela foi colocada em um vaso alto e de acabamento metálico, bem contemporâneo, combina super bem com as linhas retas do sofá e detalhes geométricos do tapete. Ela não parece uma escultura verde na sala? A atenção é toda dela!


DICA 03 - Uma folhagem muitas vezes ajuda a quebrar a monotonia das cores combinadas e a formalidade de alguns projetos; Se aproveite dessa característica se sua sala estiver com "cara de show room de loja de móveis planejados" rsrs;

Este vaso não está ao lado do sofá, o painel da TV que foi presenteado com este lindo bamboo. O bamboo mussô é delicado e sofisticado, sem chamar muito a atenção, então se você é mais assim, sutíl... vai gostar dele! Mas apesar de ser discreto, fez toda a diferença neste ambiente de cores muito neutras.

Ah! Não pense que só combina com decorações orientais não viu! Você não precisa sair comprando bonecas japonesas para ter um bamboo na sua sala!


Por isso falamos que a relação de proporção não depende somente do sofá mas sim de todo o restante. Em todas estas imagens, conseguimos ver como tudo se completa, os móveis, objetos, quadros, cortinas, cores e texturas.

Existem arranjos lindos que podem ser colocados sobre a mesa de canto ou de centro também, pode apostar neles.

E quanto ao vaso, tem milhões de tipos, cerâmica, vidro, metal, barro, madeira, etc... mas aí você tem que escolher de acordo com seu tipo de decoração, clean, rústica, contemporânea e por aí vai!

Esperamos ter ajudado!

Até a próxima!

0 visualização
VAMOS CONVER
SAR?

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ 

Tel 21 99849-5878 - Email anapaulateixer@duetss.com

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Branco Facebook Ícone
  • Pinterest - Círculo Branco

2019 by Duetss Arquitetura & Design. Criado com Wix.com

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone