Buscar
  • Ana Paula Teixer

Sustentabilidade, cada um fazendo a sua parte.

ASAP - As Sustainable As Possible / As soon as possible - Conceito sobre sustentabilidade.



Quando pensamos em sustentabilidade, muitas vezes achamos que isso deva ser preocupação somente das grandes empresas que causam grandes danos ao meio ambiente ou que tem condições e capital para tomar alguma atitude realmente impactante sobre isso.


Não há dúvidas de que quanto maior o tamanho, maior a capacidade de ações, mas não é verdade quando falamos que quanto maior o tamanho, maior a responsabilidade, neste caso.


Porque ao se tratar de sustentabilidade, a responsabilidade tem o mesmo peso, não importa o tamanho que você tenha, se é um trabalhador autônomo no seu home office ou se é o CEO de uma multinacional.


Quando entendemos isso, fica muito claro o conceito de ASAP - As sustainable as possible / As soon as possible. O quanto for possível para mim, sempre que for possível, mesmo que meu ato, a primeira vista pareça pequeno, vou fazer minha parte.

As Sustainable As Possible / As soon as possible.”

ASAP para nós é mais do que um conceito, é uma consciência ativa, inquieta e contestadora.


Pesquisando sobre o conceito, conhecemos na web o ASAPLab, um Laboratório dedicado à pesquisa de produtos e pautado no ASAP que nos convida a refletir sobre sua posição de crítica ao consumo na polêmica área de artigos de luxo. O ASAP questiona o significado de expressões como "consumo ético" e "consumo sustentável", sobre quais escolhas podem hoje surgir de um indivíduo evoluído e consciente, inevitavelmente viciado em consumo, mas ainda assim interessado em uma redução relativa do desperdício.


Quando trazemos para a área da arquitetura e decoração, nos deparamos com perfis parecidos de consumidores, muitas vezes viciados pelo consumo de produtos, muitas vezes de luxo.

E então, nosso papel é direcionar nossos clientes, questionar as escolhas, mostrar opções melhores e mais éticas.

Não temos pretensão de criar um projeto 100% sustentável, nem sabemos se isso seria possível, mas manter essa consciência ativa, cria um movimento na direção certa, uma pequena onda, que lá na frente pode virar um grande tsunami do bem. Uma pequena ação, um simples gesto, pode ter grandes efeitos.


Quando for construir, reformar, decorar, consumir, faça perguntas as pessoas e a si mesmo. Questione a necessidade, a procedência, o descarte, o material, enfim, pergunte enquanto é possível e faça o quanto for possível.

0 visualização
VAMOS CONVER
SAR?

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ 

Tel 21 99849-5878 - Email anapaulateixer@duetss.com

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Branco Facebook Ícone
  • Pinterest - Círculo Branco

2019 by Duetss Arquitetura & Design. Criado com Wix.com

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone